27 de junho de 2013

Observatório de Imprensa, piada pronta

Alberto Dines, fazendo cara de coerência
O texto comentado a seguir não é novo, mas a forma como ele aborda a "notícia" que pretende contar é tão típica da imprensa brasileira, que merece ser mencionada.

Entre todos os veículos da imprensa camarada, um dos mais engraçados é o Observatório de Imprensa. Engraçado exatamente porque se pretende sério. Não acho que ninguém em sã consciência realmente pensa que Paulo Henrique Amorim ou Luis Nassif acreditam no que eles escrevem e publicam, ou levem a si mesmos a sério. Mas o Observatório de Imprensa, cheio de pompa e circunstância, ostenta o epíteto de "Site de crítica da mídia dirigido pelo jornalista Alberto Dines, editado por Luiz Egypto" e cita o The New YorkTimes e o The Washington Post, para dar mais "glamour" a uma notícia que não seria publicada por alguém que tivesse mais de 2 neurônios em funcionamento. Segundo o Observatório de Imprensa  Estados Unidos e de Israel estariam se aproveitando de falhas de segurança no sistema operacional utilizado pelos computadores iranianos (a saber, o Windows 7) para infectá-los com vírus. 

2 perguntinhas:

01a) Por que o Irã está usando um sistema operacional domestico em uma usina de refinamento de urânio? Pelo que eu sei, setores que precisam de segurança extrema, como usinas nucleares por exemplo, não fazem uso de sistemas domésticos, como o Windows, para os quais existem milhões de vírus diferentes, mas sim sistema operacionais como o Solaris, que são criados a partir do imperativo da segurança.

01b) Aliás por que o Irã está usando um sistema operacional americano? Se eles são contra os EUA, deveriam desenvolver seu próprio sistema operacional. No frigir dos ovos, o OI está acusando os EUA de não fornecerem ferramentas confiáveis para que o Irã crie armas contra os EUA.

02a) Para que, cargas d'água, os computadores das usinas de refinamento de urânio do Irã estão ligados à Internet??? Pelo que eu sei, uma das medidas básicas de segurança em usinas atômicas (além de não usar sistemas operacionais "domésticos") é não ligar os computadores à Internet, como qualquer retardado sabe, um mar de vírus, cavalos de troia e outras ameaças a sistemas informatizados. Esses computadores permanecem sempre isolados, ou são conectados a redes específicas, que são independentes da Internet e são utilizadas apenas para fins governamentais e de segurança.

02b) Aliás, a Internet é uma rede criada pelos EUA. Por que o Irã está ligando suas usinas de refinamento de urânio à uma rede criada pelos EUA, dominada pelo Inglês, quando seus cidadãos não podem fazer uso da Internet, mas usam uma rede de computadores própria do Irã????

Sou eu que pego no pé da imprensa camarada????? Segue o texto original: