8 de julho de 2012

#iTexts, um software cliente para armazenar notícias e artigos lidos em e-readers e tablets (Parte 01)


Há muitos e-readers disponíveis no mercado. Os mais famosos são o Kindle, da Amazon, o Kobo, da Barnes & Noble, e o Reader, da Sony. Também é grande a quantidade de tablets, os principais são o iPad e o diversos aparelhos que rodam o sistema operacional Android (do Google). Esses aparelhos proporcionam muita comodidade, mas há uma gigantesca lacuna a ser explorada. Nenhum deles conta com um software para PC/Mac que gerencie o conteúdo que o usuário manda para o dispositivo; ou seja, o que o iTunes é para o iPod. Aqui, chamarei esse software de iTexts; mas é apenas um nome provisório.

Para explicar a ideia do iTexts, vou tomar como exemplo a usabilidade do Kindle. É possível mandar conteúdo para o Kindle (por exemplo) de diversas formas, dependendo do tipo de conteúdo.

01) Livros comprados na Amazon: basta comprar o livro no site da Amazon e o livro é enviado automaticamente para o dispositivo.

02) Arquivos do Word e textos criados pelo usuário: seria como que "imprimir" um arquivo do Word, mas em vez de papel, desejamos lê-lo no Kindle. Para isso, a Amazon disponibilizou o "Send it to Kindle" (http://www.amazon.com/gp/feature.html/?docId=1000719931). No PC, o usuário clica com o botão direito do mouse em um arquivo .doc e escolhe a opção "send it to Kindle", o arquivo é enviado para a Amazon que faz a conversão e envia de volta para o Kindle.

03) Artigos da web: as vezes estamos navegando e nos deparamos com um texto mais extenso. É muito mais confortável lê-lo no Kindle. É possível enviá-lo para o dispositivo a partir de extensões do navegador criadas pela FiveFilters. Essa funcção não é disponibilizada pela Amazon, mas por um grupo independente (também é possível copiar a URL do texto que se quer ler no Kindle nesse espaço (http://fivefilters.org/kindle-it/)e mandar para o aparelho.

Seria maravilhoso se fosse possível criar uma coleção de todos os artigos que já foram lidos no e-reader. Há vários dispositivos que colecionam artigos lidos, mas nenhum deles tem interface com o e-readers. O Evernote possui uma extensão para o Chrome chamado "Evernote Web Clipper" (https://chrome.google.com/webstore/detail/pioclpoplcdbaefihamjohnefbikjilc?hl=pt-BR); no qual pode-se armazenar páginas inteiras da web na conta do Evernote, e usar a ferramenta de busca do Evernote para localizar artigos que tenham uma palavra específica.

Se existisse um programa que fizesse exatamente isso que o "Evernote Web Clipper" faz e, ao mesmo tempo, enviasse o artigo para o e-reader, por exemplo, a partir de uma interface como a do FiveFilters (http://fivefilters.org/kindle-it/), seria maravilhoso. Seria como se armazenassemos no PC/Mac todos os artigos que já foram lidos e pudéssemos mandar para o e-reader apenas os que forem pertinentes naquele momento (esses aparelhos costumam ter processadores francos — pois o mais importante é que sejam leves e pequenos — e quando se coloca muitos artigos dentro deles, ficam lentos e travando). Além disso, teriamos back-up de tudo que interessa no PC, se por ventura acontecesse algum acidente com o e-reader, a informação dentro dele não se perderia.

Seria possível ainda manter as páginas convertidas para os formatos compativeis com cada e-reader (os mais comuns são .mobi e .epub) no computador do usuário e sincronizar esses arquivos com o Google Drive, o que tornaria essa "memória" disponível para o usuário onde quer que ele contasse com acesso à internet.

Nenhum comentário: