11 de janeiro de 2012

Venha conhecer a Bahia... antes que ela acabe!

-- Você já ouviu falar do PDDU da Copa para a cidade de Salvador? Você já foi a Salvador? Você sabe o que quer dizer "espaço público"? "Vergonha na cara", já ouviu falar?
-- Mas o que é que eu tenho a ver com isso? Eu pago meus impostos em dia... Eu reciclo meu lixo... Eu ensino meu filho a respeitar o próximo... Eu ainda tenho que me preocupar com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador?!!!

Ok, o texto acima, em itálico, não é meu. O texto abaixo, em itálico, também não é meu. É de Valmar Fontes Hupsel Filho. Ele (o texto, não o Valmar) circulou pelas redes sociais; eu o reproduzo aqui para dar mais visibilidade. Em tempo... Todos os anos, os publicitários que trabalham para o governo criam slogans convidando o turistas do resto do Brasil para virem à Bahia no verão. A esse time, deixo minha sugestão:

 
Passei o olho nas emendas que a prefeitura enviou somente ontem à tarde à Câmara, numa manobra ilegal para promover alterações no PDDU. Menos de meia hora depois, 31 vereadores aprovaram sem ler: 

01. A extinção do Parque do Vale Encantado, umas das últimas reservas de mata atlântica, lagoas naturais e animais silvestres de Salvador, como 1 milhão de metros quadrados. O parque foi criado no PDDU como contrapartida à liberação para construção em 10 milhões de metros quadrados em áreas verdes entre a avenida Paralela e a orla. 

02. A permissão para que construções na orla exerçam sombra nas praias antes das 10 horas e a partir das 14 horas 

03. A criação de nove novos perímetros destinados à construção de hotéis – do Lobato, no subúrbio ferroviário, a Itapuã. 

04. A permissão para que hotéis tenham gabarito 50% maior que o liberado no local 

05. Redução dos poderes e representatividade do Conselho da Cidade e do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o que diminui a participação popular na definição de diretrizes para a cidade Interessantes mesmo são as justificativas... 

Para o sombreamento nas praias: “ocorre que o artigo (do PDDU), mesmo definindo um ângulo, não esclarece que se refere à altura do sol que gera sombras nas praias lindeiras”.

Para a extinção do Parque Vale Encantado: “ocorre que a caracterização da área como parque impede a implantação de importante ligação viária (…) assim, é que se propõe a extinção do parque ecológico do vale encantado” 

Para a redução dos poderes dos conselhos da Cidade e municipal do Meio Ambiente: “nesses anos de implementação do PDDU 2008 pode ser verificado a necessidade de reestruturação do COMAM para possibilitar que os procedimentos de licenciamento ambiental possam acompanhar a nova dinâmica de crescimento sustentável que nossa cidade passou a apresentar com este novo plano diretor” 

Feliz 2012
Valmar Fontes Hupsel Filho

MP-BA aciona vereadores da capital por aprovação de emendas do PDDU
 

PDDU: Juiz inicia análise de denúncia contra vereadores

PSOL contra as alterações do PDDU de Salvador

Aqui, temos uma projeção em computador de como ficará a Lagoa do Abaeté com o PDDU de Ali Babá e os 30 vereadores:


Conheça a cara de cada um deles e tenha a oportunidade de agradecer o serviço, se acaso encontrar algum no supermercado:

Em nome da ganância, este e outros patrimônios da Cidade de Salvador estão indo pro lixo. Enquanto o espaço público vai sendo cada vez mais privatizado para gerar lucros para alguns. Embora parcela da população se organiza, mas sem força suficiente de contraposição. O grupo segue sua marcha da tática de terra arrasada.

 

Leia também:
Caixa Preta Soteropolitana


Nenhum comentário: